Como montar uma boa planilha de controle financeiro?

Com essa crise financeira que o nosso país está enfrentando, onde o preço de alimentos básicos como arroz, feijão e carne estão nas alturas, o preço da gasolina não para de subir e o salário mínimo não acompanha nem de longe essa inflação toda, não fica difícil de perder o controle da saúde financeira, não é? Se você está passando por essa situação, saiba que você não está sozinho! De acordo com o IBGE, 4 em cada 10 empresas fecharam suas portas durante a pandemia, fazendo com que inúmeros brasileiros perdessem seus empregos. Portanto, neste momento é imprescindível colocar suas contas na ponta do lápis, para não perder o controle. Pensando nisso, hoje vamos lhe ensinar tudo o que você precisa saber para montar uma boa planilha de controle financeiro.

Se você nunca fez uma planilha de controle antes, não se preocupe, pois vamos ensinar passo a passo a montar uma que faça sentido para você. Também traremos exemplos de aplicativos que facilitam o seu controle financeiro.

O que é uma planilha de controle financeiro?

Uma planilha de controle financeiro é o local onde você registra todos os seus gastos mensais, podendo fazer somatórios e facilitar a visualização de onde você está gastando mais e onde você precisa economizar. Antes da era digital as pessoas faziam esse controle através de anotações em caderninhos, porém facilita muito a sua vida usar softwares que fazem as somas e subtrações automaticamente.

Na planilha de controle você também consegue separar seus gastos em categorias e planejar os gastos dos meses seguintes de uma forma bem otimizada. É possível também gerar gráficos automaticamente, que denunciam gastos desproporcionais em algumas áreas da sua vida e lhe permitem planejar de forma efetiva as medidas a serem tomadas.

Como fazer uma boa planilha no excel

Agora que você já sabe a importância de ter um bom controle financeiro, vejamos como montar sua planilha de controle financeiro. Primeiramente, você deve abrir o excel no seu computador. Caso você não possua o pacote office nele, você pode abrir o Google Planilhas e criar um novo arquivo e fazer todos os passos seguintes.

1 – Criando a planilha de controle financeiro

Para iniciar você deve criar tuas tabelas, uma para as despesas e outra para os ganhos. Posteriormente, em cada coluna você deve colocar as informações que fizerem mais sentido para você. Uma ideia é criar uma coluna com o nome da despesa, outra com o valor, outra com a data e a última para sinalizar se esse valor já foi pago ou não. Já nas linhas, informe cada despesa e receita e, no final de cada tabela, coloque uma linha para fazer a soma total.

2 – Modificando o tipo de dado

Depois de informar suas despesas e receitas, é indicado que você altere o tipo de dado para “moeda”. Para isso, na aba geral você deve encontrar “Geral” ou “General” e trocar por “Moeda” ou “Currency”.

3- Somando os valores

Na mesma linha que você colocou o total da despesa, clique na célula na mesma coluna das despesas, depois em “AutoSum”, selecione as linhas que você deseja somar e dê um “Enter”. Em seguida, o excel somará automaticamente. Faça o mesmo na linha do total das receitas. Sua planilha de controle financeiro está ganhando forma. Agora vamos para o próximos passo.

4- Balanço final do seu controle financeiro

Na linha abaixo das duas tabelas, inclua a palavra “Balanço” na mesma coluna. Depois clique na célula ao lado, digite o sinal de igual, selecione o total de receitas, digite o sinal de menos no seu teclado, selecione o total de débitos e clique em “Enter”. Esse será o valor que sobrou do seu mês, após todos os gastos.

5 – Renomeie a aba da sua planilha de controle financeiro

Sua planilha de controle financeiro irá receber valores todos os meses, então é importante renomear a aba com o mês de referência. Para isso, seleciona a aba, clicando em “Pasta”, no canto inferior esquerdo da tela e altere o nome para o mês de referência e ano.

6 – Próximos meses

Para continuar alimentando a planilha com seus gastos e receitas nos próximos meses, vá renomeando as outras abas, da mesma forma que fizemos anteriormente. Depois que acabarem as três abas que o excel já cria automaticamente, vá criando novas abas e nomeando elas com o nome do mês e ano. Depois de fazer isso, é só você copiar as informações que você já fez, colar nas próximas abas e editar só os valores.

Tudo pronto! Bora colocar em prática?

Agora que você já aprendeu a controlar melhor os seus gastos, use e abuse da sua planilha de controle financeiro. Use ela para criar gráficos e observar quais são áreas você precisa economizar para manter o seu equilíbrio financeiro e para começar a criar reservas financeiras para os gastos eventuais. Depois de alguns meses usando a planilha, você verá como é importante ter essas reservas e como os gastos inesperados são constantes.

Alguns especialistas indicam guardar 10% das receitas totais, porém esse valor deve fazer sentido na sua realidade. Com o tempo você saberá quanto poderá guarda e quando souber, procure manter uma constância.

Deixe um comentário