5 passos simples para abrir conta digital

Se você ainda não tem, com certeza já ouviu falar das contas digitais. Afinal, elas são uma nova modalidade de conta que estão ganhando cada vez mais público. Atualmente, um a cada cinco brasileiros já possui uma conta digital e esse número só tende a crescer, porque elas possuem inúmeras vantagens em comparação às contas tradicionais. Quer saber mais detalhes e o que você deve fazer para abrir conta digital? Então continue lendo e descubra como é fácil!

O que é uma conta digital?

A conta digital é uma conta bancária em que tudo é feito de forma totalmente digital. Portanto, não é necessário ir a nenhuma agência para abrir a conta, nem para acompanhar suas transações, fazer transferências ou pagamentos . Tudo é realizado através de um aplicativo ou através do site do banco ou da fintech.

As fintechs são empresas ou startups criadas para facilitar as transações financeiras, com foco em inovação. Logo, essas empresas são as responsáveis pelo maior número de contas digitais da atualidade e estão em crescimento exponencial.

Vantagens da conta digital

As vantagens das contas digitais são inúmeras, começando pelo fato de que você não precisa sequer sair de casa para abrir uma! Acima de tudo, elas são focadas em diminuir drasticamente a quantidade de burocracias que os bancos tradicionais exigem, tais como comprovação de renda, residência e demora no processo de abertura.

Abrir uma conta digital é tão fácil quanto abrir uma conta em uma rede social. Analogamente, em poucos minutos você abre sua conta, através do próprio celular e já pode sair usando. E os benefícios não acabam por aí! Igualmente, as fintechs também dão prioridade no baixo custa para os seus clientes. Como não possuem agências físicas, possuem baixo custo de manutenção e transferem esse benefício aos usuários, cobrando o mínimo possível de taxas e oferecendo diversos serviços de forma gratuita.

Como abrir conta digital

Pensando em facilitar o seu processo de abertura da sua nova conta, que tem grandes chances de passar a ser a sua preferida, selecionamos os cinco passos necessários. Então, continue a leitura e veja como é simples!

Escolha onde vai abrir a conta digital

Com a crescente demanda de clientes para as contas digitais, inúmeros bancos estão aderindo à nova modalidade de abertura de conta e startups sendo criadas para atender a alta procura. Portanto, antes de abrir sua conta, pesquise qual a financeira que atenderá melhor as suas necessidades. Depois de escolher a instituição, veja quais os documentos que ela solicita para efetuar a abertura.

Separe os documentos

A maioria das contas digitais não solicita muitos documentos para criar a sua nova conta. Na grande maioria dos casos, um documento com foto é o suficiente. Porém, caso seja solicitado um comprovante de renda e/ou residência, apresente os comprovantes atualizados e em seu nome, para evitar que o cadastro seja reprovado.

Baixe o aplicativo

Com os documentos separados e a instituição onde você vai abrir a conta digital escolhida, chegou o momento de baixar o aplicativo. Pegue seu celular, vá até a loja de aplicativos  do seu dispositivo, como a Google Play, para telefones Android, ou App Store, para iPhones. Pesquise pelo aplicativo da instituição financeira e observe se o app é realmente o oficial, para evitar fraudes. Caso for, clique em baixar, aguarde o download e posteriormente abra o aplicativo.

Informe seus dados

Após abrir o aplicativo, você deve selecionar a opção de abrir nova conta, que provavelmente aparecerá na primeira tela do app. Você será direcionado para a próxima página, onde deverá informar seus dados pessoais e anexar as fotos dos comprovantes que a empresa solicita. Preste muito atenção no endereço que você vai informar, pois é neste endereço que você receberá o cartão da sua conta digital.

É muito comum que a empresa solicite além da foto do seu documento de identidade, uma selfie sua com o documento. Neste caso, escolha um lugar com boa luminosidade e tome cuidado para que os dados fiquem legíveis.

Assinatura do contrato da conta digital

Para finalizar o processo de abertura da sua conta digital, você deve efetuar a assinatura do contrato digital. É interessante que você leia o contrato antes de assinar, para ter certeza de que você está de acordo com todas as informações contidas nele. Após assinar, você receberá um e-mail confirmando a abertura da conta e informando que você deverá aguardar a validação dos seus documentos.

Viu como é simples abrir a conta digital?

Agora que você já conhece as vantagens de ter uma conta digital e já aprendeu todos os passos que você deve seguir para abri-la, é hora de colocar a mão na massa! Abra sua conta na instituição financeira escolhida e depois conte pra gente o que você está achando. A probabilidade de você ter uma ótima experiência é alta. Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de todas as novidades e dicas para melhorar ainda mais sua vida financeira.

Deixe um comentário